A Revolução Chinesa de 1911

domingo, 17 de agosto de 2008

A Revolução Chinesa de 1911

Ao longo da sua história milenar, a China foi marcada pela sua cultura, sua arte, a invenção da pólvora e da bússola , a construção de sua muralha, etc. A China foi governada por várias dinastias. Mas, já no final do século XIX, governada pela dinastia MANCHU que reinava desde o século XVII, o império de certa forma já não exercia mais sua função de governo. O império estava
decadente e a China já havia sido partilhada entre diversos países imperialistas (as grandes potências estrangeiras). Esses países entupiram a China de Ópio, exploraram seu povo, e os humilhavam. Milhares de pessoas desdentadas, vestidas com farrapos, contavam os grãos que podiam comer. O país foi transformado em um formigueiro humano de famintos.
No início do século XX, as coisas começaram a mudar. Em 1911, sob a liderança de Sun Yat-sen, médico esteticista, republicano e político, chefiou uma revolta que iria derrubar o imperador e proclamar a
república. Ele sonhava com um estado democrático, que melhorasse a modernização econômica da China.
Conseguindo o apoio político, as revoltas espalharam por quase tod
o o país, fazendo com que quase todas as províncias declarassem independência do império. A revolta pôs fim ao império e deu início a república em 1912. Liderado por Sun, criou-se o Partido Nacionalista, Kuomintang. Mas os seus planos não foram realizados como desejado. Após sua morte, O Partido Nacionalista passou a ser governado por Chiang Kai-Shek. Chiang aproximou-se dos países ocidentais porque precisava de segurança para garantir o seu governo na China.


Tendo agora, o Partido Comunista como rival, Chiang ordenou que os massacrassem. Tentando expulsa-los, forçando-os a começar a Grande Marcha. Liderados por Mao Tsé-tung ( Líder comunista da Revolução Chinesa de 1949 ), percorreram 6 mil quilômetros de deserto, frio entenso e floresta. De milhares de comunistas, 9 mil chegaram ao noroeste da China, praticamente intocáveis pelas tropas chinesas.


Na 2º guerra mundia, a China estava dividida entre comunistas, nacionalistas e uma região tomada pelo japão desde 1931. A reorganização dos comunistas foi facilitada graças a baixa atividade militar do país, gerando a deteriorisação do kuomintang desmoralizado pela a corrupção dos que o dirigiam.Os comunistas instalaram um governo provisório, decretam a reforma agrária, expandem os territórios das pequenas cidades. Conquistam Nanquim e Beijing. Proclamam a República Popular em 1º de Outubro e forçam a expulsão do governo Kuomintang para Taiwan, assim os comunistas, tomam o resto do território chinês em 1950.


'Alunos : Aliner Martins (3); Breno Augusto (9), Camila Nunes (10), Camilla da Silva (11), Rodrigo Machado e Eduarda Maria (50).




.
-Fontes de pesquisa ( Livros ):
. História Geral ( Cláudio Vicentino);
.Geografia ( João Carlos Moreira e Eustáquio de Sene );
.Nova História Crítica ( Mário Schmidt )

0 comentários: